Pesquisa personalizada

Como conseguir emprego neste final de ano?



Para aproveitar uma das 50 mil vagas de trabalho temporário previstas para este fim de ano - de acordo com os dados da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e do Trabalho Temporário (Asserttem) - os candidatos precisam estar preparados para entrar no mercado e, dependendo das oportunidades, aumentar as chances de efetivação.

Especialistas da área de Recursos Humanos confirmam que esta é a época ideal para quem deseja conquistar o primeiro emprego ou, ainda, uma nova colocação profissional. Independente de ser um trabalho fixo ou temporário, Stefania Lins Giannoni, consultora da área de desenvolvimento de pessoas do Senac São Paulo, garante que o principal diferencial de um candidato é a proatividade.

“Estimativas apontam que aproximadamente 30% dos temporários acabam sendo efetivados. Por isso, é importante o candidato aproveitar a oportunidade para desenvolver um bom trabalho e mostrar suas competências”, explica a consultora.

Os setores de comércio, serviços e indústria são os que buscam colaboradores temporários para suprir as demandas típicas da época. Como o período é curto, os interessados precisam ser rápidos para conseguir ingressar no mercado de trabalho em tempo. O caminho certo, segundo Stefania Giannoni, é procurar as empresas, lojas de departamento, redes de supermercado , informar-se de como será realizado o processo seletivo e demonstrar seu interesse em fazer parte do quadro de funcionários.

Outra dica da consultora é focar a busca da vaga de acordo com o perfil de cada pessoa. “O comércio é um dos setores que mais abre vagas nesta fase. Para conseguir um posto nessa área, a pessoa precisa ser comunicativa, ter bom relacionamento interpessoal, uma boa apresentação pessoal – que inclui cuidados pessoais, postura e vestuário de acordo com o local de trabalho –, simpatia, bom humor, um tom de voz equilibrado e nunca usar gírias”, reforça Stefania.

Para aqueles que estão no mercado e buscam nova colocação, precisam acreditar que as oportunidades não aparecem somente após o Carnaval, os últimos meses do ano têm oportunidades a serem exploradas”, acrescenta.

Fim de ano pode significar mudanças também para os profissionais empregados. Esse é o momento para refletir sobre as escolhas e plano de carreira. “Todo profissional precisa avaliar se está crescendo, se atualizando e caminhando para seus objetivos. Os que se acomodam em um emprego que não lhe traz gratificações podem correr o risco de não acompanhar mais o mercado e ficar deslocados”, comenta a consultora.

Investimentos em especializações, cursos de idiomas, atividades culturais e viagens devem ser vistos como oportunidades para se diferenciar no mercado de trabalho. “Ações como essas acrescentam valores à vida profissional, mas não é a empresa que fará isso pelos funcionários. É uma questão pessoal e demonstra o envolvimento, a motivação e persistência de cada um”, acrescenta Stefania.

Fonte: Canal Executivo






0 comentários:

© 2008 Por *Templates para Você*