O efeito da taxa de administração
Veja a exata dimensão do impacto dos custos de administração sobre a rentabilidade de duas aplicações em renda fixa: fundos de investimento e papéis do Tesouro Nacional.
Ambas têm perfil de risco semelhante, pois muitos fundos investem a maior parte da carteira em títulos do governo.Mas observe como a taxa de administração pode comer uma boa parte da rentabilidade do fundo. A tabela abaixo mostra que num fundo com taxa de administração de 4%, a rentabilidade do Tesouro Direto chega a ser 86,53% maior do que num fundo.
Importante: na simulação leva-se em conta uma taxa do agente de custódia de 0,5%. Mas há agentes que cobram taxa zero e é possível ter então apenas o custo da taxa paga a BM&F Bovespa, de 0,4% ao ano.
No Tesouro Direto a taxa de administração média é 9% do total da rentabilidade. No caso do Fundo de investimento que cobra 4% a.a., os custos de administração são 34% do total da rentabilidade.
O “come-cotas” em fundos de investimento e a dedução do IR no Tesouro Direto. Outro aspecto relevante é a forma de tributação. Para aplicações de longo prazo faz uma diferença brutal.
Leonardo Costa, gerente do programa Tesouro Direto, explicou este investimento na última terça-feira durante o lançamento do livro “O Mapa do Tesouro Direto”. A íntegra da apresentação está abaixo.
tdcompleta.pdf
Hoje, na livraria Saraiva do Shopping Morumbi às 19:30, Flávia Barbosa e Leandro Costa, do Tesouro Nacional, vão falar sobre o programa Tesouro Direto. Eu estarei lá entrevistando os dois. Quem quiser pode aparecer para conversar sobre o tema e tirar dúvidas sobre este tipo de aplicação.
- Fonte: Blog da Mara Luquet
1 comentários:
Olá!
Essa é uma aplicação deve ser feita com bastante cuidado, dado que as taxas de juros do Tesouro estão caindo com tendência de cair ainda mais. Como existe ainda a cobrança de algumas taxas, o rendimento final pode ficar menor do que o obtido na aplicação na poupança tradicional.
Abraços
Francisco Castro
Postar um comentário